sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Jornadas de Filosofia Jovem

No passado dia 9 de Junho, professores e alunos de várias turmas dos 10.º e 11.º anos levaram a efeito a VI Jornada de Filosofia Jovem.
      
Este acontecimento teve como propósitos familiar os alunos com a actividade típica dos filósofos e despertar-lhes o gosto pela pesquisa, análise, exposição e debate de ideias.
      
Ao longo da manhã, foram apresentadas, pelos alunos do 11.º ano, comunicações sobre temas como: A Manipulação Genética, O projecto Genoma, Os Bebés Medicamento, O Impacto da Sociedade da Informação na Vida Quotidiana, Serão as Cartas Insubstituíveis? De que Modo as Redes Sociais Influenciam as Relações Humanas?, O Racionalismo e o Empirismo, Alvin Toffler e as Vagas de Mudança, Os Interesses Político-económicos nas Investigações Científicas, entre outros.
      
No período da tarde, os alunos do 10.º ano apresentaram prelecções sobre A Violência Doméstica, O Fanatismo, O Aborto, A Pena de Morte, Os Direitos dos Animais, A Exploração Infantil, entre outros.
      
Os trabalhos, que decorreram de acordo com o horário escolar, desenvolveram-se num ambiente de sã convívio, destacando-se como aspectos mais relevantes a qualidade das comunicações apresentadas e a aplicação prática das aprendizagens.
      
Os trabalhos do período da manhã foram encerrados com a recitação de um poema escrito por um aluno e musicado por outra aluna.
      
Foram servidos dois lanches, no refeitório, um no período da manhã e outro à tarde.
      
Os alunos foram os protagonistas, tendo mostrado a qualidade dos seus ensaios ou dissertações, respondido às questões formuladas pelo auditório, apresentado os colegas palestrantes, coordenado as intervenções, presidido às sessões e registado o evento em fotografia e vídeo.




Filomena Ferreira.

Visita de estudo à ETAR


No passado dia 8 de Abril de 2011, as turmas do 10º Ano G e H realizaram uma visita de estudo à ETAR de Ponta Delgada, com a finalidade de observarem todos os tratamentos a que são sujeitas as águas residuais, provenientes dos esgotos e das águas pluviais, até ficarem em condições de serem lançadas novamente no ambiente, sem causarem poluição.

Dá-me mais um Ciclo de Vida

Será novamente implementado, neste final de ano lectivo, na Escola Secundária Domingos Rebelo, o projeto “Dá-me mais um ciclo de vida…”, dinamizado pelas turmas 9ºG e 7ºH e coordenado pelas professoras Elisabete Negalha, Orlanda Silva e Catarina Botelho.
    
Esta iniciativa, que decorre pelo segundo ano consecutivo, visa fomentar na comunidade escolar o valor da partilha e o respeito pela biodiversidade, através da recolha de manuais escolares usados ao longo do terceiro ciclo e, também, do ensino secundário, alargamento decorrente da elevada aceitação do projeto junto da comunidade escolar. Os alunos que doarem os seus livros poderão, em troca, solicitar manuais do ano escolar que irão frequentar no próximo ano letivo.
    
Todos os interessados em participar no projeto devem entregar os manuais na escola, entre os dias 1 e 8 de julho.

Resultados da Maratona Fotográfica

A maratona fotográfica realizada no dia 3 de Dezembro teve como vencedoras as alunas Mariana Branco do 8º D (1º prémio "melhor conjunto de fotografias") e Inês Sousa do 7º L (2º prémio "melhor fotografia"). 

As vencedoras receberam cheques prenda.

domingo, 19 de junho de 2011

Partículas Açorianas: da ESDR ao CERN

Decorreu de 4 a 11 de Junho a viagem de estudo à Suíça que encerrou o projecto Partículas Açorianas, coordenado pela docente Beatriz Cachim.
 
O objectivo principal desta visita era visitar a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, (CERN). Como foi explicado aos alunos no local, esta instituição procura responder às três questões fundamentais da humanidade: “De onde viemos?”, “De que somos feitos?”, “Para onde vamos?”. No dia 6 de Junho o grupo fez uma visita guiada por dois engenheiros portugueses que trabalham no CERN. A visita começou com a visualização de um filme acerca do nascimento e construção do CERN e de uma apresentação acerca do que se faz atualmente na instituição. Seguidamente o grupo visitou um sítio experimental onde foram mostradas maquetas das experiências a decorrer e explicado o funcionamento de aceleradores e detectores. Com muita pena dos participantes não foi possível a descida ao Large Hadron Collider (LHC) visto estarem a decorrer experiências, o que torna os níveis de radiação extremamente elevados e, portanto, perigosos para a saúde. O grupo voltou dois dias depois para visitar o Microcosmos e o Globo da Ciência e Inovação. Voltou ainda uma terceira vez, a convite de Mick Storr, do Departamento de Recursos Humanos, para a construção de uma câmara de nevoeiro de Wilson, que permite a visualização de raios cósmicos. Esta câmara, embora de construção simples, implica a utilização de materiais nem sempre fáceis de obter como gelo seco e álcool isopropílico a 100%. No final os alunos vibraram de emoção quando viram linhas de gotas de álcool que caíam permitindo visualizar o trajecto de raios cósmicos.
 
Do programa constaram ainda visitas aos museus de História Natural e de História da Ciência de Genebra, uma caminhada de montanha, no monte Salève, para onde o grupo se deslocou nas modernas cabines do teleférico mais antigo da Europa, um cruzeiro no lago Leman para visitar uma aldeia medieval, Yvoire, e um peddy paper de descoberta da cidade de Genebra, elaborado pelo próprio CERN.
 
Participaram nesta viagem 19 alunos da turma I do 9º ano acompanhados pelos docentes Anabela Bradford, Beatriz Cachim e Domingos Neto. Alunos e professores vieram muito satisfeitos com a viagem que consideraram muito boa.
 
O grupo agradece a todos os que os que ajudaram a concretizar este projecto nomeadamente às empresas e entidades Escola Secundária Domingos Rebelo, SATA, TAP, Objectivo Principal, Ddoc, Horácio da Silva Garcia, Carlos Arruda Sociedade Mediação Seguros Lda, Escritírio Digital e Accional.



“Etnografia”


O objectivo do trabalho desenvolvido com os alunos foi, o de implementar a consciência histórica e cultural, através da análise e representação gráfica, de um objecto com valor etnográfico. Para isso foi usado os ”tamancos” da ilha do Pico e do Alentejo, criando deste modo a ligação entre o Continente e as ilhas.

O trabalho foi realizado por 25 alunos do 10º Ano da Turma L, da área de artes, na disciplina de Desenho A, da Escola Secundária Domingos Rebelo.

A docente responsável pela proposta foi Maria Teresa Folha

APAV 4D

Este projeto visa a promoção de comportamentos saudáveis e a prevenção de comportamentos de risco nos adolescentes. Os quatro módulos trabalhados em Cidadania, a saber: violência, comportamentos sexuais de risco, consumo de substâncias e diferenças de género, envolvendo todos os alunos do 9º ano, deram corpo a um projeto bem estruturado que culminou no dia 16 de junho com a largada de balões.


Olimpíadas dos Ambiente 2011


A escola Secundaria Domingos Rebele esteve presente na Final Nacional da 16ª edição das Olimpíadas do Ambiente que decorreu de 29 de Abril a 1 de Maio, na região algarvia, depois de ultrapassadas as duas eliminatórias, que aconteceram em Dezembro e Fevereiro. Ao longo dos dezasseis anos de existência, este projecto envolveu directamente mais de 440 000 jovens, do 7º ao 12º ano de escolaridade e centenas de professores, tendo a presente edição contado com a participação de cerca de 32 000 alunos representativos de todos os distritos do país.

A nossa escola esteve representada pelo cartaz do aluno Tiago Cabral do 8G, o seu trabalho foi o escolhido (entre todos os alunos do 8ºAno) para representar a nossa encola nas Olimpiadas do Ambiente na categoria de Ambiente e Arte.

O referido trabalho não foi seleccionado a nivel nacional mas encheu a turma (e a professora) de orgulho pela sua participação.


A coordenadora do projecto ne ESDR professora Katarina Rodrigues

Visita de Estudo a Paris - À descoberta do paraíso

No âmbito do Plano Anual de Actividades da Escola Secundária Domingos Rebelo para o corrente Ano Lectivo, foram aprovadas várias actividades, entre as quais, levar a efeito uma visita de estudo a Paris, que se realizou no passado mês de Junho entre os dias 9 e 14.

O projecto tomou corpo desde o início do ano lectivo, englobando alunos das turmas B, D e F do 8º e turma G do 9º ano, turmas leccionadas pela professora Esperança Casado, tendo sido realizadas várias actividades que visaram a angariação de fundos: venda de rifas, de bolos na Escola, sorteio de um cabaz de Natal, concretização de jantares, pedido de patrocínios. Para tal, os professores organizadores contaram com a colaboração empenhada e participada de todos os directamente envolvidos (alunos e respectivos Encarregados de Educação), bem como de toda a Comunidade Escolar em geral, sem esquecermos também o contributo da Secretaria Regional da Juventude, dos hipermercados Continente e Solmar, da PROCONFAR e da nossa Escola.

Tendo em conta os objectivos essenciais da visita, tais como: proporcionar o contacto com a língua e a cultura francesas, consolidando saberes abordados nas aulas e fomentar uma dinâmica que não se confine à escola, que crie situações que despertem o interesse pela língua e cultura francesas, traçou-se um itinerário considerado sugestivo para os alunos.

Apesar de alguns percalços ao longo da preparação deste projecto, a sua concretização foi um êxito. O programa foi do agrado de todos, tratando-se de uma experiência enriquecedora e frutuosa tanto no plano escolar como no plano pessoal de cada participante.
Apesar do intenso trabalho na preparação deste tipo de visitas de estudo, é extremamente compensador verificar a alegria, entusiasmo e aprendizagens dos alunos e saber que ficaremos na memória destes por lhes termos proporcionado momentos tão agradáveis, quiçá inolvidáveis!


“Vem viver a Aventura do Mar” une ESDR e Clube Naval de Ponta Delgada

Nas instalações do Clube Naval de Ponta Delgada, no dia 9 de junho, das 9 às 14 horas, realizaram-se várias ativividades ligadas ao mar.

A professora de Educação Visual, Katarina Rodrigues, organizou um concurso interno entre as turmas 7I, 7J, 7K,7l e O.P1, procurando que os alunos das turmas referidas tentassem combater o seu elevado número de faltas, participações disciplinares e fracos resultados escolares, não através da punição ou castigo mas através de um "Prémio" que os incentivasse a trabalhar e "Ganhar", vencer através do seu esforço e dedicação assim como da alteração do seu mau comportamento e irregular assiduidade. A atividade consistiu numa apresentação acerca do que consiste a modalidade, quais os procedimentos de segurança e uma parte final livre onde poderão experimentar sob o olhar atento dos monitores de agua e dos professores presentes cada uma das actividades propostas.

Os resultados foram positivos pois as turmas trabalharam para alterar os seus resultados ao longo do segundo período, tendo-se sagrado vencedoras as turmas 7ºI e O.P.1.
Os principais objetivos da atividade foram: proporcionar momentos de lazer e divertimento, tendo como temática o ambiente, cativando e sensibilizando os participantes para as actividades em contacto com a natureza, fomentar a autonomia, a iniciativa e a criatividade das crianças e jovens, apelando à participação activa nas diferentes actividades; proporcionar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos participantes, promovendo o seu sentido crítico e de responsabilidade, desenvolvendo as relações humanas e de solidariedade; privilegiar o contacto estreito com a cultura, tradições e costumes numa lógica de enriquecimento pessoal e cultural das crianças e jovens dando a conhecer a importância histórica, cultural e ambiental da Região.

Numa altura em que a tecnologia substitui muitas vezes os momentos de brincadeira, aprendizagem e interacção, esta actividade proporcionou às crianças momentos únicos e inesquecíveis de amizade, alegria, diversão e aprendizagem. A realização destas actividades só teve lugar devido ao esforço das turmas vencedoras.


Prova de Tiro com Arco


No passado dia 8 de Junho realizou-se, pela primeira vez, uma prova de Tiro com Arco na nossa escola, tendo participado 20 alunos do ensino secundário dos dois núcleos de Actividades de Exploração da Natureza, da responsabilidade das professoras Evangelina Gomes e Cesária Magalhães.

Esta prova foi resultado de um trabalho realizado em conjunto com o Sr. Carlos Melo, presidente da Associação Regional de Tiro com Arco, ao longo de algumas semanas. Nestes treinos, os alunos tiveram oportunidade de apreender os procedimentos técnicos inerentes a esta modalidade olímpica, verificando-se muito interesse por parte dos principiantes.

No derradeiro dia da prova, cada aluno teve oportunidade de efectuar seis séries, com três flechas cada, a uma distância de 18m do bastidor e com um alvo de 40cm. A competição decorreu num ambiente tranquilo e com muita expectativa, pois os pontos alcançados por cada aluno determinavam a classificação final, onde seriam premiados os três primeiros classificados, individual, assim como o primeiro lugar de equipas.

Sendo assim, a classificação final foi a seguinte:
  • 1º Lugar – Ester Ventura (12ºD), com 118 pontos
  • 2º Lugar – Alexandre Janeiro (11ºK), com 99 pontos
  • 3º Lugar – Maria João Dias (11ºP), com 77 pontos
Classificação por equipas:
  • 1º Lugar – Alexandre Janeiro, André Silva e José Medeiros (11ºK), com 230 pontos
  • 2º Lugar – Ester Ventura, Joana Tavares e Nina David (12ºD), com 190 pontos
  • 3º Lugar – Sara Silva (11ºP), Iúri Medeiros (11ºJ) e Mateus Medeiros (11ºI), com 147 pontos

Como nota final, gostaríamos de deixar aqui um agradecimento especial ao Sr. Carlos Melo por toda a sua simpatia, disponibilidade e competência.

Convívio entre pessoal docente e não docente da Escola


Aproveitando a interrupção lectiva da Páscoa, e contando com a colaboração do autocarro da Câmara Municipal de Ponta Delgada, realizou-se no dia 20 de Abril um percurso pedestre entre a ribeira do Faial da Terra, passando pelo Salto do Prego e Sanguinho até ao Faial da Terra.

Esta iniciativa, da responsabilidade da professora Cesária Magalhães com colaboração do Conselho Executivo, teve como principais objectivos o convívio fora do espaço escolar entre os diversos elementos da comunidade educativa, assim como alertar para a importância de um estilo de vida saudável, que poderá ser feito percorrendo os diversos trilhos existentes na Ilha, que se revestem de uma beleza ímpar.

Participaram nesta actividade 45 pessoas, de várias idades, onde este factor não constituiu um obstáculo à execução do percurso. De salientar que durante todo o percurso a boa disposição esteve sempre presente bem como o espírito de interajuda. No final, e apesar do cansaço evidente, o grupo reuniu-se num restaurante da zona para almoçar e confraternizar, em ambiente bastante festivo e caloroso.

Esperamos que outras iniciativas aconteçam pois são muito importantes no fortalecimento das relações interpessoais.

sábado, 11 de junho de 2011

Concurso de Painéis Decorativos Para a Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo

Foi realizado no passado dia 1 de Junho a inauguração dos painéis decorativos na Pediatria do hospital Divino Espírito Santos, integrado no projecto “DECORAR A PEDIATRIA”.
Este concurso organizado pela Instituição G.A.P. – grupo de amigos da Pediatria - permitiu uma articulação entre as escolas Domingos Rebelo, Antero de Quental e o Hospital Divino Espírito Santo.

O projecto integra um conjunto de numerosos painéis que foram colocados em corredores, salas e quartos da área da Pediatria.

Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos do 9º, 10º, 11º e 12º ano, potenciando a oportunidade de promoção de jovens talentos na área da criação, dinamizando a massa criativa e o empreendedorismo nas escolas.
Os trabalhos realizados foram doados ao ROTARY CLUB de Ponta Delgada, a fim de serem leiloados para fins de beneficência.

Alunos premiados no Concurso da Escola Domingos Rebelo:
Ana Filipa Duarte, Artur José Ponte, Bárbara Barreto, Carolina Santos, Carolina Pacheco Costa, David Silva Moniz, Dina Paula Ponte, Inês Bettencourt Parreira, Raquel Oliveira Rodrigues, Rodrigo Alves Viveiros, Sílvia Paiva Amaral, Iara Patrício Pires, Ricardo Alexandre Toucedo, Pedro Raposo, Raul Damásio, Tiago Santos, Gonçalo Medeiros, Rogério Mota, Beatriz Botelho.

Professores responsáveis pelo projecto na Escola Domingos Rebelo:
Ana Lúcia Figueiredo, Alexandra Midões, Jorge Pimentel, Teresa Folha, Vera Máximo e a Ilda Braz, representante da Instituição do G.A.P.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uma Flor para Ti! Parte II

Nos dias 25, 26 e 27 de Maio, as três turmas do Curso Tecnológico de Ação Social do 11º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo promoveram actividades plásticas para os clientes das IPSS Aurora Social, Casa de Saúde de São Miguel e Seara do Trigo.
        
Os alunos do 11º ano construíram um espaço mágico onde o colorido e as formas gigantes deram corpo a árvores, a flores, a frutos, a animais, a fontes, a rios e montanhas, transportando quem ali entrou para um lugar maravilhoso.
       
Ao entrar naquele mundo de fantasia, as pessoas portadoras de deficiência mental ou de doença mental puderam usufruir de ateliers plásticos, construindo telas, molduras, flores de papel, pintando desenhos, modelando objetos em barro, entre outras atividades.
       
Foi uma forma bonita e alegre de celebrar a primavera.
       
Esta iniciativa foi mais um projeto de intervenção na comunidade no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, sob a orientação do docente Eduardo Naia, e envolveu mais de 126 pessoas.


Projeto “Ler para Ser”: a partilha de experiências

O projeto de leitura “Ler para Ser”, impulsionado por professores e alunos do 10.º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa minimizar as dificuldades de aprendizagem, bem como dotar os alunos de competências que lhes propiciem boas práticas de leitura e acesso ao conhecimento. Iniciado em setembro de 2010, encaminha-se para o seu final. 
           
As atividades com os alunos foram executadas dentro do espaço de sala de aula, tendo, no entanto, havido também partilha de experiências de leitura entre alunos do 10º ano. Grande parte dos trabalhos apresentados publicamente teve lugar no dia 27 de abril, das 10h15 às 13h25 e envolveu alunos das turmas A, C, D, G, I, J e K, que, recorrendo às novas tecnologias de informação, apresentaram as suas leituras de obras de vários escritores portugueses e estrangeiros, tais como Eça de Queirós, Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Mário Dionísio, José Saramago, António Feio, Mitch Albion, Antoinette Moises, Mildred Taylor, Karl Sealy, Uwem Akpan, Tahar Ben Jelloun. Estes trabalhos foram apresentados para alunos de cinco turmas, também do 10.º ano, com a finalidade pedagógica de promover o conhecimento de obras interessantes para a faixa etária daqueles alunos e suscitar neles o gosto pela leitura, a aquisição de competências tanto de estratégias de leitura como de comunicação oral.
           
Conforme previsto no projeto “Ler para Ser”, também se realizou no dia 27 de abril um workshop sobre leitura, intitulado “Ler …para quê?”, com a duração de 3 horas, dirigido a alunos do 10º ano implicados no projeto. Dinamizado pela docente universitária, professora doutora Susana Mira Leal, o workshop, que contou com a presença de vinte e um alunos, decorreu na Biblioteca da Universidade dos Açores. Reiterado pela própria, o wokshop assumiu o propósito de valorizar a leitura como meio de acesso à informação e aquisição de conhecimento, reconhecer as bibliotecas como espaços privilegiados de acesso à informação e desenvolver competências, quer de pesquisa de documentação em bases de dados bibliográficas, quer de localização, registo e tratamento de informação em documentos de diversa natureza em função de determinados objetivos de leitura. Tais objetivos foram, na globalidade, alcançados. Para alguns alunos, a parte mais significativa do workshop foi a visita à biblioteca, a pesquisa na base de dados e a localização dos documentos nas prateleiras enquanto, para outros, foi o facto de terem desenvolvido competências no âmbito da leitura.
          
Com vista a dar a conhecer à comunidade educativa outros trabalhos realizados no âmbito do Projeto “Ler para Ser”, optou-se por fazer uma exposição que decorreu de 27 de abril a 2 de maio no átrio da escola. Estes trabalhos resultaram de leituras feitas, em várias disciplinas, tais como, Inglês, Literatura Portuguesa, Português, Alemão e História e assumiram formatos variados: portefólios, cartazes, panfletos, pequenos livros ilustrados, compilação de trabalhos apresentados em PowerPoint, desenhos que ilustravam sequências narrativas, comentários a pinturas de Almada Negreiros sobre leitura, apresentações em PowerPoint em projeção contínua. Também estiveram expostos alguns exemplares de livros adquiridos com o financiamento da escola e da Fundação Calouste Gulbenkian, conforme «Termo de Aceitação» do projeto «Ler Para Ser».
          
Num futuro muito próximo, as atividades inerentes ao projeto em causa serão também divulgadas na página da Biblioteca/Centro de Recursos Educativos que está em fase final de construção. Esta tarefa está a cargo de um aluno do 12.º ano do Curso Tecnológico de Multimédia, supervisionado pela professora Rosa Veiga.
      
«Ler para Ser» aproxima-se da sua etapa final, a realização de um poster, que será apresentado a toda a comunidade educativa e que pretende ilustrar percursos de muitas leituras que certamente se integram na construção do ser de cada um.

4º 16 da Escola EB1/JI de São José participa em “Uma Flor para Ti!”

A Escola Secundária Domingos Rebelo acolheu, no dia 25 de Maio, nas suas instalações, cerca de 17 alunos da Escola EB1/JI de São José que participaram no projeto “Uma Flor para Ti!”.
      
As crianças do 4º 16, acompanhadas pela sua professora, Fernanda Bóia, deslocaram-se à ESDR a fim de participar no projeto “Uma Flor para Ti!” que os alunos do 11º P do Curso Tecnológico de Ação Social promoveram durante a manhã do dia 25 de Maio.
       
Estes deram azo à sua imaginação e construíram um jardim mágico cuja entrada era um túnel também ele mágico. Ninguém imaginava o que estava para lá do túnel. Todo o espaço estava forrado por painéis que continham árvores, animais, flores e lagos gigantes e muito coloridos. Os mais pequeninos foram transportados para um lugar mágico onde puderam celebrar a primavera, pintando desenhos alusivos a esta estação do ano. A troca de experiências foi excelente e tanto os graúdos como os miúdos ganharam mais um dia de vida diferente. Os pequeninos quiseram mostrar o seu agradecimento, oferecendo flores de papel aos alunos do 11ºP.
      
Antes de abandonarem este mundo mágico, o Conselho Executivo ofereceu um pequeno lanche aos alunos do 4º 16 que muito agradeceram à vice-presidente Drª Adriana Viveiros. 

Ponta Delgada sob o olhar dos alunos

Na sequência da visita de estudo ao concelho de Ponta Delgada e de um trabalho sobre as áreas funcionais da cidade, os alunos de Geografia A do 11º ano levaram a cabo uma exposição com base nos trabalhos desenvolvidos na disciplina.
    
A par desta iniciativa, foi exibido um filme com o mesmo conteúdo temático.


Escola Electrão – Soma e segue!

Pelo terceiro ano consecutivo, as professoras Flávia Freitas e Maria João Silva coordenaram o projecto Escola Electrão na Escola Secundária Domingos Rebelo, promovido pela Amb3E, tendo como objectivos a recolha da maior quantidade possível de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, bem como sensibilizar toda a comunidade escolar para esta temática.

Nesta edição demos um passo em frente na quantidade de resíduos recolhidos, tendo passado de aproximadamente uma tonelada, na edição anterior, para os actuais 9114,5 kg.

Este ano tivemos a colaboração da Empresa de Transportes Marítimos Transinsular, que cedeu um contentor para armazenamento dos resíduos recolhidos, da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Sr. José Guilherme Cabral, que procederam ao transporte dos mesmos para a Escola e do Sr. Eduardo José Tavares Viveiros que cedeu inúmeros equipamentos avariados da sua Oficina de Reparação de Equipamento Electrónico. A todos agradecemos o imprescindível contributo dado para o sucesso desta edição.

Agradecemos também a todos os demais que contribuíram para o sucesso do Projecto.